quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão no Brasil

Gente, o que foi isso que aconteceu ontem!
Eu estava chegando em casa quando a luz acabou, sinceramente, usei a luz do meu celular pra jantar, um toco de vela pra tomar banho e fui dormir sem me preocupar demais, mas eu sabia que alguma coisa maior estava acontecendo. A confirmação veio uns vinte minutos depois: meu namorado me ligou dizendo que estava preso no trabalho e que tinha ouvido que vários estados estavam sem energia.
Hoje fiz uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto:
Até agora ninguém sabe ao certo o que aconteceu, as suposições vão de falha na distribuição de energia até forte tempestade no Paraná.
O certo mesmo é que Rio de Janeiro, São Paulo, parte de Minas Gerais, Espírito Santo e até o Paraguai, além de outros estados sofreram com a queda de energia. Segundo os principais jornais do Rio e de São Paulo, a normalização começou por volta de 4 horas depois do apagão (eu estava dormindo, mas alguém lá em casa ligou o ar) e hoje podemos ter notícias sobre os resultados da falta energia.
São Paulo e Rio ficaram sem água, é necessário economizar pelas próximas 72 horas, apesar do abastecimento já estar sendo normalizado. Sinais de trânsito pararam de funcionar no Rio, escolas não tiveram aula, pessoas dormiram na rua sem ter como voltar para casa.
O caso de ontem pode ter sido isolado, mas é óbvio que já faz tempo que estamos sofrendo com oscilações, quedas de energia, apagões e que é necessário que haja maior atenção ao sistema de geração e distribuição de energia no Brasil. Não é a primeira vez que uma coisa tão grande acontece, basta puxar da memória ou do google para lembrar e nada realmente mudou, os problemas são os mesmos.
Obs: O twitter é citado várias vezes, principalmente no G1 como meio de informação e divulgação do apagão. Quem te viu, quem te vê, hein Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou