segunda-feira, 1 de abril de 2013

EAD - Sim ou Não?

Como eu falei em um outro post, agora sou aluna de Letras. \o/
O que eu acho que não falei é que meu curso é à distância. E vocês podem estar pensando agora a mesma coisa que eu pensava antes: deve ser uma droga. Mas não é, gente. Que tal uma lista de prós e contras estilo Rory Gilmore?

Prós

Horário flexível - Não ter horário fixo para estar nas aulas me dá mais liberdade, já que não tenho hora certa de sair do trabalho.
Disciplina - Quem não tem hora para estudar não estuda, então é preciso criar uma rotina para aproveitar as aulas e não deixar tudo pra semana de prova.
Didática diferenciada - Com o ensino à distância você tem o material do curso, mas fica livre para fazer suas próprias pesquisas.
Conceito - No meu caso, o curso de Letras é da UFF, então eu não estudo fisicamente lá, mas o currículo é basicamente o mesmo. Então sou aluna da UFF/Cederj.

Contras

Horário flexível - Sim, também é um ponto contra, porque você sabe, chega cansada do trabalho, tem que fazer janta, dar uma olhadinha do Facebook... E quando vai ver, meia noite e nada de estudar.
Estudar sozinha - Eu não sou a pessoa mais sociável do mundo, mas sinto falta daquelas conversas de colegas (tô falando das conversas edificantes, sobre cultura e a matéria em si, não de fofoca, que eu detesto). Isso se resolve fazendo grupo de estudos, coisa que já está nos meus planos.
Fala do professor - Isso é muito pessoal, sinto falta de ver e ouvir o professor, sabe, da explicação de diferentes formas. Resolvo esse problema nos dias de tutoria presencial e também na tutoria virtual.

Como ainda estou no meio do primeiro período, ainda não pude ver todos os aspectos, então isso é o que eu posso dizer até agora.

Acima de tudo tenho que enfatizar que o conteúdo do curso é maravilhoso e estou adorando ter tomado essa decisão ao invés de esperar ter tempo para um curso presencial. Recomendo totalmente, desde que a instituição de ensino seja séria e confiável como a minha. E desculpem pela extensão do post.

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem. Meu nome é Ulisses Sebrian e sou escritor. Vim te apresentar os meus livros. Estão disponíveis para ler nesse link. http://migre.me/dVzMI
    Ou se preferir entre em meu blog e na barra lateral tem as capas dos livros basta dar um clique na foto e ler. http://truquedevida.blogspot.com.br/ Obrigado e muito sucesso e felicidades para você.

    ResponderExcluir
  2. Já estou seguindo! É sempre bom encontrar uma pessoa que se dedica aos livros.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tentei, mas tenho um sério problema em socializar em turmas... então acho que ensino à distância seria perfeito para mim. Legal saber de opiniões sobre o assunto - já que quase não vejo uma opinião sobre o assunto!
    Bjs
    Re

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito vagaba pra estudar à distância! hahahaha =P

    ResponderExcluir
  5. Pára, Ercilia, você tem mais disposição que duas de mim!

    ResponderExcluir
  6. Renata, você é simpática demais pra ter problemas em socializar! hehe

    ResponderExcluir

Fale o que achou