sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resenha: A Livraria 24hs do Mr. Penumbra

Lembram que eu fiz um post contando de uns livros que comprei na Livraria Cultura? Então. Eu já li todos há muuuuito tempo e queria fazer resenha de um em particular: A Livraria 24hs do Mr. Penumbra porque esse livro mexe com meus brios de leitora compulsiva. Eis a sinopse:

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra - um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso.
Agora eu vou contar o que achei. Esse livro me pegou porque ele fala de... livros. Eu sempre quis ter/trabalhar em uma livraria e achei incrível a ideia de uma livraria misteriosa onde acontece mais do que apenas a compra e venda de livros, o que já é excitante por si só. Mas aí o Robin Sloan - o autor - vem e deixa tudo mais interessante misturando esse ambiente "arcaico" que é uma livraria com todo um aparato tecnológico utilizado pelos personagens. Esse livro, ao meu ver, é a resposta pra quem diz que a internet matou os livros, ou coisas sem sentido como essa, é a junção da modernidade que a gente já se acostumou com o antigo e cool que a gente - pelo menos eu - não quero deixar de lado. O livro todo é cheio de referências atuais e a gente se identifica com o Clay porque ele é um cara normal, não é extraordinário, é apenas mediano na vida, mas quer sempre ser algo mais. E ainda tem um mistério a ser revelado: o que será que acontece nos corredores escuros da livraria?
Mais uma coisa: eu sempre pensei que essa nossa tecnologia toda estragaria 90% dos roteiros de livros de mistério, já que a gente descobre de tudo pela internet, sem contar as ligações de celular que tiram a tensão de um momento em que o personagem está em apuros, mas em A Livraria tudo se conecta, literalmente.
O livro é divertido e rende boas horas de leitura interessante. Alguém aí já leu?

Livro: A Livraria 24hs do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito

Última informação. Eu sempre esqueço de avisar que o blog já tem uma página no Facebook, então curte no link ou aqui do lado que eu sempre aviso quando tem post novo.
Eu também tenho Twitter e Instagram, so follow me, follow me.
Agora sim, fui.

3 comentários:

  1. Nana, isso me fez lembrar aquele blog hilário da moça que trabalha na livraria e ouve cada pérola... haha!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá ver e morri de rir. Quero o livro dessa pessoa, claro.

      Excluir
  2. ahhh adorei *.* parece ótimo
    te convido pra conhecer meu blog =)

    gostei mto do texto amore =)
    uma semana linda bjos

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir

Fale o que achou