terça-feira, 5 de novembro de 2013

Resenha - Garota Exemplar

Desde que esse livro foi lançado eu estava morrendo de curiosidade pra ler, até aguentei esperar muito. Comprei o meu na Bienal e só comecei a ler semana passada. Terminei ele ontem e vim contar pra vocês o que achei.
 
Em Garota exemplar, a narrativa não linear de Gillian Flynn se alterna entre duas perspectivas opostas e conflitantes, construindo uma atmosfera dúbia, capaz de fazer o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Com um humor perspicaz, o thriller expõe as consequências psicológicas da deterioração de um relacionamento íntimo. Se para muitos o problema está em acordar e perceber que não se conhece muito bem a pessoa com quem se divide a cama, Flynn alerta: o inferno pode ser conhecê-la bem demais.

Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do Rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
Alerto logo que você vai se envolver na história bem rápido e vai ser difícil parar de ler. Você vai odiar, gostar e odiar de novo cada personagem a cada mudança de página. Não espere uma história comum, apesar do tema comum. E mais: talvez você desista de se casar, só por precaução. hehe
Você vai achar que sabe o que vai acontecer, que sabe quem é o culpado, mas não sabe. É uma frustração atrás da outra, simples assim e você vai ficar de queixo caído até o final.
Sério, adorei ter me surpreendido tanto com esse livro, fazia tempo que eu não me empolgava tanto em saber como é o final, fiquei querendo ler a última página o tempo todo. Os personagens são complexos, as histórias vão se encaixando aos poucos, quando você pensa que conhece alguém, tudo muda.
Quando terminei de ler fiquei refletindo sobre o quanto de nós deixamos pra trás quando começamos um relacionamento, quanto de nós é real e quanto é pura expectativa. Não à toa a maioria dos casamentos não dá certo, já que projetamos uma imagem de nós mesmos e da pessoa que queremos como companheira. Quando a realidade chega, muita coisa pode acontecer, que o digam Amy e Nick.

Livro: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou