segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dica de Livro que Vale a Pena


Quem gosta de ler como eu acaba criando muito carinho por certos livros durante a vida. Eu mesma não gosto de emprestar os meus, mas tem alguns em especial que sinceramente, tenho ciúme até de alguém mexer neles. A maioria que se encaixa nessa categoria eu li quando ainda era criança e me marcaram muito - nunca duvide da importância do livro na infância - e decidi fazer uma sessão aqui no blog indicando livros assim: que valem a pena ler e guardar a vida toda.

O primeiro livro que vou indicar é As Crônicas de Nárnia.
C.S. Lewis criou esse mundo fantástico chamado Nárnia e encantou muita gente nesses anos todos desde o lançamento do primeiro volume (1949). Sim, é uma coleção antiga, nem minha mãe era nascida quando ele começou a escrever esses livros.
Os livros que compõem a coleção Crônicas de Nárnia em ordem de publicação são:

  • O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
  • Príncipe Caspian
  • A Viagem do Peregrino da Alvorada
  • A Cadeira de Prata
  • O Cavalo e seu Menino
  • O Sobrinho do Mago
  • A Última Batalha

Um grande detalhe é que a ordem de publicação dos livros não é cronológica, assim por exemplo os acontecimentos em O Sobrinho do Mago são anteriores aos d'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. Eu nunca li em ordem cronológica e acho legal assim porque a gente vai descobrindo aos poucos como as coisas aconteceram e só vamos descobrir a maior curiosidade de todas - como Nárnia surgiu - em O Sobrinho do Mago.





Mesmo que você ainda não tenha lido os livros, é provável que já tenha assistido a um dos filmes que foram lançados há alguns anos atrás - parece que ainda lançarão A Cadeira de Prata - e já goste muito da história, mas é sempre bom ler a história original, que é rica em detalhes e muito emocionante. Eu também vi os filmes primeiro e só depois tive a oportunidade de comprar o livro único com todas as histórias e no começo fiquei muito apegada aos irmãos Pevensie, não aceitei bem que eles não aparecem nos outros livros (a não ser em uma citação ou outra sobre os Grandes Reis). Como eu não tinha lido os livros, achava que tratava-se da história deles, mas não, como o nome diz, nós somos convidados a conhecer esse mundo fantástico chamado Nárnia cheio de aventuras e personagens fantásticos, lições sobre a vida, amizade, conquistas, humildade, perseverança, etc.

Os livros que eu mais gosto são O Cavalo e seu Menino e O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa.

À primeira vista, Crônicas de Nárnia parece ser dirigido às crianças, mas eu li já velha e me encantei muito pela história, acho que se uma história é bem contada ela vai conquistar pessoas de todas as idades. Em muitos momentos me emocionei com o rumo das coisas e fiquei realmente tocada pela mensagem passada sutilmente e progressivamente durante cada passagem de tempo. C.S. Lewis criou uma dinâmica em que coisas maravilhosas como cavalos falantes são apresentadas muito naturalmente e a narrativa toda é assim até que chega uma hora que você já espera encontrar um rato com uma espada pela rua e conversar com ele ou chamar pra um duelo. 

Outra coisa que ACDN me ensinou foi a aceitar o enredo como ele é. Como cada livro se passa em tempos diferentes, a gente é pego de surpresa quando percebe que não vai mais encontrar os mesmos personagens do livro anterior, se você se apega fácil como eu vai sofrer e isso meio que também é uma lição do livro: as pessoas vão embora, o tempo passa, as coisas mudam, a gente tem que se adaptar a realidade do tempo e da vida.

Além disso, os personagens nos ensinam a ter uma visão mais inocente da vida, a ver as coisas com naturalidade, a sermos mais acolhedores com as pessoas - e os animais falantes - e a ver a beleza da vida mesmo nos momentos difíceis.

As Crônicas de Nárnia é uma coleção que eu vou fazer questão de apresentar para os meus filhos no futuro e com certeza vou guardar comigo pra vida inteira.

Aguardem os próximos posts dessa tag e se gostou, faz também e me avisa que eu quero saber quais livros vocês vão guardar pra vida.

Oh, não esquece de seguir o As Coisas que Eu Quero lhe Falar  e eu nas redes sociais, provavelmente você vai descobrir primeiro sobre as minhas leituras por lá.

Facebook   clique aqui
Twitter       clique aqui
Instagram clique aqui
Tumblr       clique aqui
Skoob         clique aqui

4 comentários:

  1. Adoro, com certeza um dos meus preferidos <3

    ResponderExcluir
  2. Acabei de comprar este livro, numa promoção do Submarino, e já estou louca para começar a ler. Também tenho muitos ciúmes dos meus livros (meus bebês ^^), não empresto e não deixo ninguém mexer =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não caio mais nessa de emprestar, uma vez emprestei meu A Ordem da Fênix e nunca mais vi e outra vez emprestei O Cálice de Fogo e voltou todo arregaçado.
      Isso que dá querer que todo mundo ame HP.

      Excluir

Fale o que achou