quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Filme - A Hospedeira


A Hospedeira é a adaptação do livro de mesmo nome de Stephenie Meyer, a autora da saga Crepúsculo. O filme conta a história de Peregrina e Melanie.

Peregrina é de uma raça alienígena que usa outras formas de vida como hospedeiros.  Melanie é uma das últimas sobreviventes da ocupação das almas e se sacrifica para proteger seu irmão e seu companheiro, Jared. Peregrina é escolhida por ser uma alma experiente para ocupar Melanie e descobrir onde se escondem os sobreviventes. Normalmente depois que os corpos são tomados a identidade dos humanos some, mas Melanie permanece e complica a vida de Peregrina (ou Peg, para os íntimos). A vontade de Mel (porque sou íntima) de viver e encontrar seu irmão é tão forte que as duas, em um só corpo seguem em busca de um lugar que pode ser seguro para os sobreviventes e onde as pessoas que Mel ama podem ter ido. Peg então descobre que os sentimentos humanos são muito mais complexos do que ela pensava e que não vai ser tão fácil assim tomar esse corpo para si.

Fiquei bem animada quando soube que esse filme ia acontecer, mas infelizmente ele não foi um sucesso como os outros filhos da Stephenie Meyer. Apesar de eu gostar muito do livro (tenho e já li duas vezes, poderia ler novamente agora se tivesse tempo), o filme deixou muito a desejar. Houve mudanças significativas em algumas partes, que pra mim são relevantes: fizeram tudo muito futurista estilo anos 80, com carros espelhados (WTF?) e todo mundo de branco, a Buscadora virou a Diane Kruger (linda, mas nada a ver com o livro), o Jared (Max Ironsdevia ser mais velho (e mais bonito hehe) e o Ian, o meu Ian, que eu imaginava bem musculoso e charmoso, virou o cara do Percy Jackson (Jake Abel) que eu já não gostava lá e gostei menos ainda nesse filme, sem contar que ele também deveria ser mais velho. O irmão da Mel, Jamie (Chandler Canterbury) devia ser mais velho também ou mais crescido pelo menos. Qual o problema dessa produção com a idade? Tinha limite?

Ian O'shea


Também achei que faltou explorar mais os outros personagens do livro, alguns nem foram apresentados.
De pontos positivos eu posso dizer que as cenas nas cavernas ficaram bonitas, era minha maior curiosidade saber como seria viver embaixo da terra e algumas cenas capturaram bem o estilo da Stephenie de fazer graça com as falas dos personagens, podia ter mais, mas foi bom.
Como ficção científica deixa a desejar se formos comparar com outros grandes filmes que chegaram antes, o negócio seria mostrar mesmo essa de ser tomado por outra pessoa e ser você, mas não conseguir comandar as próprias ações, o conflito da Peg de se sentir dividida entre os próprios sentimentos e os da Melanie, coisas que realmente me emocionaram no livro e ficaram meio apagadas no filme, sem contar as questões filosóficas, políticas e talz que envolvem o conceito da ocupação alien com o objetivo de "aprimorar" os seres humanos quando na verdade eles tiram o livre arbítrio das pessoas. Em uma cena a Buscadora diz "eles eram horríveis, matavam a si mesmos e o planeta em que vivem" (ou algo parecido), então algumas coisas poderiam ter sido mais aproveitadas ali.
Eu vejo assim: li o livro, sei que poderia ter sido melhor, se eu não tivesse lido iria achar o filme meio fraco, imagino que qualquer um que não tenha lido e assista deve achar um pouco também.
Enfim, valeu porque eu gosto de comparar sempre as adaptações de livro e a atriz que faz a Melanie (a mesma de Um Olhar do Paraíso) é bem boa e bem parecida com o que eu imaginava ser a Melanie.

Bônus legal: aparecer a Emily Browning, a Violet do filme Desventuras em Série que eu nunca mais tinha visto em filme nenhum. Não vou contar quem ela é pra não dar spoiler.



5 comentários:

  1. Já li o livro, é muito incrivel. Demorei um pouco para acabar porque toda vez que olhava todas aquelas páginas, ficava com preguiça. Mas quando acabei já estava apaixonada pelo Ian. O filme é meio longo e parado, porque na minha opinião, faltou uma trilha sonora cativante, sabe? Mas ainda assim gostei :)

    adorei seu blog, visita o meu: biblioteque-se.blospot.com
    beijos bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco parado sim, mas sabe que eu vi mais uma vez e achei a trilha sonora dele muito boa, sensível. Presta atenção como ela dá um climinha no filme.

      Excluir
    2. Eu só vi uma vez, mas da próxima prometo que presto mais atenção. :)

      Excluir
  2. Vi o trailer hoje na tv, e assisti de novo, porque eu amei. Não li o livro ainda, mas desde que lançou que namoro essa sinopse maravilhosa! A história é muito boa! Quero muito ler antes de assistir, principalmente depois da resenha, já que o filme não é lá essas coisas todas. Se fosse, eu ficaria me remoendo querendo ver o mais rápido possível xD
    Ótima resenha! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ler o livro antes do filme, pelo menos eu acho. rs

      Excluir

Fale o que achou