quarta-feira, 26 de março de 2014

BC Rotaroots: Meme - 5 coisas pra fazer na minha cidade

Essa tag foi sugerida pelo Rotaroots, grupo que tem o objetivo de resgatar as raízes da blogosfera. Se você quiser participar e ver os outros blogs que participam clica aqui. Para acompanhar minhas outras postagens da Blogagem Coletiva clique aqui.

Ah o Rio de janeiro, cidade maravilhosa... Aqui não falta lugar legal pra conhecer e eu particularmente não gosto de muvuca, então vou tentar fugir um pouco do óbvio aqui nas dicas.

Trilhas

Acredite se quiser, o Rio não é só praia, não - que confuso isso. Aqui a gente ainda tem uns matos que podem ser explorados. Sim, temos trilhas lindas com vistas incríveis e com um pouco de disposição e às vezes um guia, dá pra passar um dia lindo fazendo exercícios AND dando um alô pra natureza. Eu já fiz algumas e recomendo muito, mesmo que você morra de cansaço no fim do dia, também tem essa paz que dá ficar longe dessa confusão da cidade. Quando a gente está lá e ouve os barulhinhos do mato, o vento é diferente, algumas trilhas tem até cachoeira e a sensação é de estar em outro mundo ainda que tenha aqui e ali um toque humano, como placas e... lixo. :(
Nesse link tem 15 trilhas de vários níveis de dificuldade para quem quer um tour diferente pelo Rio.
Falei sobre uma das trilhas que fiz nesse post.

Essa foto o Branco tirou no dia que fizemos a trilha da Urca

Bares

Eu sei, bar tem em qualquer lugar. Mas eu acredito que em poucos lugares você vai achar pessoas tão receptivas quanto aqui no Rio, ainda mais depois de tomar umas. Pode ser na Lapa, na Zona Norte ou na Zona Sul - clichê, mas vai - quando a gente entra num bar já se sente mais à vontade. Faz amizade com o garçom, pede música se tiver ao vivo - nada de MPB porque né, todo mundo toca a mesma coisa - joga sinuca, come todos os petiscos do cardápio. Eu particularmente prefiro os que tocam rock, claro, ou que não toque nada que é pra conversa ficar mais fácil. Pertinho aqui de casa tem um que chama Biker's Pub, é daqueles simplesinhos, mas de bom coração, só toca rock e tem shows com bandas independentes muito boas da região. Se estiver por perto me avisa.


Feiras de Domingo

Não sei se em todo lugar é assim, mas aqui todo bairro tem uma feirinha no domingo de manhã que é onde você tem que ir pra comer bem. Fora a hortifruti nossa de toda semana, dá pra comprar aquele pastel de feira com caldo de cana, tapioca, goma pra fazer tapioca em casa e outros produtos nordestinos, doces, além de toda uma miscelânea de produtos novos e usados que Deus sabe de onde veio. Essa parte eu não recomendo muito. O importante é a comilança. Tem a feira da praça Saens Peña também, que é um lugar bem legal pra comprar bijuterias e roupas artesanais, tem bastante coisa bonita por lá. Fiquei sabendo que funciona sexta e sábado de 8 às 18hs, pra mim era todo dia, mas tá, fiquem avisados.
Ai que vontade de comer tapioca de queijo coalho que me deu agora!


Piquenique

Acho que um dos programas mais charmosos que se pode fazer na vida é um piquenique e aqui no Rio o que não falta é lugar pra estender a toalha quadriculada e comer muito - repararam como comer é uma constante na minha vida? Eu aconselho em primeiro lugar a Quinta da Boa Vista, que é cheia de grama verdinha e tem até um laguinho. Nos fins de semana fica bem cheio, muitas famílias passam o dia lá com os filhos e vez ou outra tem uns eventos por ali.
Chame os amigos, escolha muitas gostosuras - não esqueça os doces! -, leve uma câmera pra registrar esse momento, talvez um violão ou uma caixinha de som pra fazer a trilha sonora e aproveite uma tarde gostosa e sem pressa com quem você gosta.


Cultura

As pessoas às vezes esquecem, mas o Rio também tem muitos espaços culturais incríveis. Eu amo o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) que sempre tem umas exposições lindas, mas além dele também tem o Centro Cultural dos Correios que é do lado do CCBB, o Paço Imperial também pertinho, a Casa França-Brasil que traz sempre alguma exposição ligada a tecnologia, tudo isso no Centro da cidade. Nessa mesma área também tem vários teatros com precinhos camaradas.

Essa foto é de quando fui na exposição da Yayoi Kusama

Então se você não é do Rio e vier visitar ou se é daqui e cansou de ir à praia todo fim de semana, essas são as minhas sugestões de diversão. Aliás, tô precisando de um piquenique qualquer dia desses, o último que fizemos foi meio furado.

Como chegar:
  • A praça Saens Peña fica na saída da estação Saens Peña do metrô, na Tijuca.
  • Pra chegar na Quinta da Boa Vista o jeito mais fácil é ir de metrô ou trem e descer na Estação São Cristóvão.
  • O endereço do CCBB é Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
  • Já o Centro Cultural Correios fica do ladinho, mas o endereço é Rua Visconde de Itaboraí, 20.
  • A Casa França-Brasil é na mesma rua, Visconde de Itaboraí, 78.
  • E por último, o Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou