sexta-feira, 27 de junho de 2014

BC Rotaroots: Coisas Favoritas das Festas Juninas

Essa tag foi sugerida pelo Rotaroots, grupo que tem o objetivo de resgatar as raízes da blogosfera. Se você quiser participar e ver os outros blogs que participam clica aqui. Para acompanhar minhas outras postagens da Blogagem Coletiva clique aqui.


Primeiro, tenho que ressaltar que em 2014 acho difícil que tenhamos festa junina, por causa da Copa só deve rolar coisa boa em Julho, portanto teremos festas julinas. Nada de mais, já que lá na casa da mamis rolou até festa agostina em tempos passados. Mas não estou aqui pra reclamar e sim pra exaltar as muitas qualidades das festas caipiras.

Comidinhas

A mais importante delas não pode ser outra senão a comida.
Numa pequena lista que enumero de estômago cabeça, maçã do amor, paçoca, bolo de milho, bolo de aipim e cocada são meus doces preferidos que, podendo ser comidos o ano inteiro, se multiplicam e se aglomeram em uma única mesa mais facilmente nessa época deliciosa do ano.


Não sei porquê só listei doces, os salgados também são maravilhosos, e nada melhor do que alternar um doce e um salgado, um doce e um salgado durante a festa inteira pra chegar em casa empanturrada. Se eu estivesse agora numa festa junina/julina, a primeira comida salgada que eu iria procurar seria milho cozido, com manteiga e sal, que é pra ter certeza que é salgado. Depois... bem, depois eu não sei. Parece que festa junina é uma festa que combina com doce. Ao menos, não consegui pensar em mais nada salgado que tivesse cara de São João. Mas como nem só de milho vive o homem, nas festas que eu costumo ir também tem muito cachorro quente, pastel e churrasco no espetinho. Se é tradicional no Brasil, eu não sei, mas lá em casa é. E tem que ter caldos. Ai, salivei. Sopa de ervilha, caldo verde, feijão amigo... São o melhor jeito de esquentar a noite, só não vai comer perto do próximo item que é pra não suar.

Fogueira
Me chamem de louca, mas acho que festa junina tem que ter fogueira. Aqui no Rio não temos um inverno decente, mas com sorte, no dia da festa vai estar frio, então a fogueira não vai fazer todo mundo suar como porco. Tenho a impressão que a fogueira deixa a gente mais aconchegado e, além do mais, onde que a gente vai assar a batata doce e o pinhão se não tiver um foguinho? No mínimo uma churrasqueira tem que rolar.
Lembro de uma festa na casa da minha mãe em que os doidos da minha família fizeram uma fogueira enorme e assustadora. Nunca ouvi tanto o ditado "quem brinca com fogo faz xixi na cama" como naquele dia. Óbvio que ninguém se arriscou a pular fogueira.

Quadrilha
Olha a chuva! É mentira! Sim, quadrilha. Festa junina tem que ter quadrilha, mesmo que seja zoada. No caso da família da pessoa que vos fala, não tem ensaio, é tudo improvisado na hora e homem se veste de mulher e mulher se veste de homem. Quer mais zuera que isso? Na hora é um tal de um ir pra um lado e outro ir pra um lado diferente, todo mundo se esbarra, mas faz o caracol. Sem dúvida é a parte mais divertida da festa.

Decoração
Bandeirinhas e toalhas de mesa xadrez. Pois é, decoração de festa junina é coisa marota, simples, reconfortante. Eu acho, pelo menos. Coisa mais legal é passar o dia colando bandeirinha no barbante e arrumando o quintal pra festa, escolher os tecidos que vão enfeitar a mesa, fazer balão de papel seda, desenhar um burrinho pra brincar de pregar o rabo do coitado. Inventar barraquinha improvisada e pescaria pras crianças. Fala sério, gente, tem como não amar esse clima? A única brincadeira que eu nunca vi em festa foi o tal correio elegante. Vamos ver se esse ano eu fico responsável e faço acontecer. Quero ver todo mundo apaixonado e de pança cheia.

Cá entre nós, eu tenho um desejo secreto de fazer uma maratona de festa junina, me divertir pra caramba em um monte de festa e engordar, né, porque tem quilos que valem a pena. Tá sabendo de uma festa boa? Me avisa, ok?

Parte da mesa na festa da minha tia ano passado (tinha caldo)


7 comentários:

  1. As comidas dessa época são tão maravilhosas que como em qualquer dia do ano hahahahahahahaha

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas tem coisas que ficam mais gostosas quando a gente come só de vez em quando porque além do sabor, tem aquela lembrança de coisa especial.

      Excluir
  2. aaaaai nem fala cara, já tamo em julho e ainda nao fui em NENHUMA to mt triste!
    amo/sou festa junina, melhor época do nao inteiro, só tem comida gostosa, o clima é gostoso é tudo muito delicia. sem contar que SEMPRE ta um friozinho gostoso e festa assim ao ar livre é tão gostoso no frio <3
    ótimo post, me deixou com água na boca Mari HAHAHAHA
    beijos,
    Tá Tudo Caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o frio dá um quê a mais nas festinhas, muito melhor.

      Excluir
  3. Com certeza a comida é a melhor coisa em uma festa junina, pra mim. Hahahaha

    www.namesmafrequencia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitas boas lembranças (felizmente) com fogueiras em festas juninas, haha! Principalmente batata doce... nhaaaaam! O gostinho da casca queimada impregnou no meu cérebro e não saiu nunca mais, hihi.

    Eu AMO festas juninas, e queria ir em muitas... pena que não tem mais tanto como antigamente... snif.

    Bjsss Mari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batata doce bem assada. Ai ai, que delícia.

      Excluir

Fale o que achou