quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Bailarina Fantasma


Quando eu soube que ia participar do Book Tour da Editora Biruta e o livro seria A Bailarina Fantasma, fiquei empolgada. Um livro que tem bailarina e fantasma no nome tem que ser interessante. E é.

A Socorro Acioli escreveu uma história linda, delicada, simples e emocionante. Em poucas páginas eu me senti dentro do Theatro Municipal José de Alencar (com th sim) e fiquei imaginando a imponência dessa arquitetura e pensando em como foi fácil acreditar que toda a história poderia ter sido real.

O livro conta a história de uma menina chamada Anabela, que mora com o pai em uma linda casinha em Fortaleza e tem sua vida virada do avesso quando ele começa a trabalhar na reforma do Theatro. Acontece que lá ela encontra uma bailarina vestida de azul que ninguém mais vê e que tem uma linda e triste história pra contar a Anabela. Então sem mais delongas somos imersos em uma outra história que aconteceu há muitos anos atrás, quando o Theatro ainda estava sendo consrtuído e ficamos torcendo pela bailarina fantasma, que se chama Clara, e por um final feliz.

Marcador e aviso de porta que todos os participante vão ganhar, esses são meus

A narrativa do livro é bem simples e delicada. Em alguns momentos vira uma investigação, quando a amiga de Anabela, Luciana, decide investigar essa história de fantasma no Theatro, contando os relatos de pessoas que também viram a triste bailarina. Em alguns momentos senti que estava lendo uma verdadeira poesia em prosa, de tanta fluidez que o texto tem. A história é curta, coisa de se ler em um dia, mas a sensação no final é de contentamento, de ter lido algo especial.

O livro em si é uma belezinha, todo rosa, com fotos de detalhes do Theatro José de Alencar ilustrando os momentos dos personagens, ele mesmo é um personagem do livro, cheio de mistérios e carregando histórias em seus anos de vida. As folhas são bem grossas, dá até medo de virar a página e estragar o livro e os capítulos são divididos em atos, como em uma peça de... teatro.

Um detalhe do Theatro José de Alencar

Páginas decoradas

Bom, agora que falei do livro, quero avisar que ele vai seguir viagem para o Rio Grande do Sul, onde vai encontrar a Kamila, do blog Vício de Leitura. Espero que ela goste tanto do livro quanto eu e peço mil desculpas aos participantes por ter atrasado a resenha e o envio do livro por causa das provas na faculdade. Não me odeiem, amem a Socorro Acioli.

Envelope onde vieram uma cartinha e os marcadores

Obrigada Editora Biruta pela experiência de ler um livro e passar adiante, quando a gente é apegada acaba ficando egoísta, mas o conhecimento e as coisas bonitas tem que ser compartilhadas, se não perdem o sentido.

Livro: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que achou